Quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

PF investiga ligação do presidente do União Brasil com esquemas do PCC

Política

PF investiga ligação do presidente do União Brasil com esquemas do PCC

Antônio Rueda foi citado em depoimento de ex-piloto sobre fuga de alvos em aeronaves ao Uruguai

PF investiga ligação do presidente do União Brasil com esquemas do PCC

Foto: Sidney Lins Jr. / Agência Liderança

Por: Metro1 no dia 18 de setembro de 2025 às 13:48

O presidente do União Brasil, Antônio Rueda, passou a ser citado em apurações da Polícia Federal que investigam a atuação do PCC (Primeiro Comando da Capital) nos ramos financeiro e de combustíveis.

As suspeitas apontam que Rueda teria ligação como proprietário oculto de jatos executivos registrados em nome de terceiros e fundos de investimento. Essas aeronaves, segundo a PF, teriam sido usadas em voos nacionais e internacionais para transportar integrantes da facção.

O nome do dirigente político surgiu no contexto da megaoperação realizada pela PF contra o PCC no fim de agosto. Em depoimento prestado 17 dias após a fuga de alguns investigados, um piloto declarou que uma das aeronaves pertenceria, de forma oculta, a uma empresa ligada a Rueda.

A companhia citada é a Táxi Aéreo Piracicaba (TAP), supostamente utilizada por dois dos foragidos: Roberto Augusto Leme da Silva, conhecido como “Beto Louco”, e Mohamad Hussein Mourad, o “Primo”, proprietário da refinaria Copape. Apesar da menção direta ao presidente do União Brasil, a PF destaca que ele ainda não é alvo formal da investigação. O possível vínculo entre a empresa e o crime organizado segue em análise.

Defesa

Nas redes sociais, Rueda classificou a situação como uma campanha difamatória.

“Estou sendo alvo de ilações irresponsáveis e sem fundamento. Não há qualquer lastro fático. O que há, sim, é um pano de fundo político nestas leviandades, que estão sendo orquestradas, usando-se uma operação policial séria, para atacar adversários. Estou tomando as medidas cabíveis,para a proteção do meu nome e reputação do partido que presido,contra campanhas difamatórias”, declarou.