
Política
Ministros do União Brasil e PP querem seguir no governo Lula mesmo após saída dos partidos
Celso Sabino e André Fufuca estudam se licenciar das siglas ou integrar cota pessoal do presidente

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil/Câmara dos Deputados
Os ministros Celso Sabino (Turismo), do União Brasil, e André Fufuca (Esportes), do PP, manifestaram interesse em permanecer no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mesmo após a decisão de suas legendas de deixar oficialmente a base aliada. A definição sobre a continuidade dos dois deve ocorrer após o retorno de Lula a Brasília, nesta quinta-feira (25).
Entre as alternativas em discussão apuradas pela CNN, está a possibilidade de Sabino e Fufuca se licenciarem de seus partidos para permanecer nos cargos até o prazo de desincompatibilização eleitoral, em abril de 2026. Também há a hipótese de serem enquadrados como parte da “cota pessoal” do presidente, o que permitiria que seguissem nos ministérios independentemente das siglas.
Caso não consigam permanecer, os ministros avaliam indicar aliados para as pastas de Turismo e Esportes, como forma de manter influência política e assegurar a continuidade de projetos. Ambos também planejam entregar resultados em suas áreas e contam com o apoio de Lula para reforçar articulações políticas de olho nas eleições de 2026.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.