
Política
Governo se diz “otimista” com reunião entre Lula e Trump sobre tarifas
Encontro, ainda sem data definida, deve tratar tarifas sobre exportações brasileiras

Foto: Ricardo Stuckert/PR/Divulgação/The White House
O governo brasileiro se diz “otimista” em relação à reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que deverá tratar das tarifas sobre exportações do Brasil. A informação foi confirmada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) nesta segunda-feira (29).
“Estamos otimistas. Conversas vêm de alguns meses. Há 15 dias, teve a Ordem Executiva dos EUA que colocou tarifa zero para celulose e ferro níquel. […] Com esse bom encontro, como disse o presidente Trump, acho que teremos novos passos. Temos bons argumentos, porque o Brasil não é problema para os EUA”, disse Alckmin em entrevista à CBN Vale.
De acordo com o vice-presidente, a data e o formato do encontro ainda não foram definidos. “Não tem ainda informação sobre a data e o tipo do encontro, mas entendo que é um passo importante para podermos avançar. Nós temos 201 anos de parceria e amizade com os EUA”, afirmou.
O anúncio da reunião foi feito por Trump durante a 80ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York, na última terça-feira (23). No discurso, o norte-americano revelou que teve um breve encontro com Lula entre os pronunciamentos. Segundo ele, ficou acertada uma reunião específica para tratar das sanções aplicadas ao Brasil, com expectativa de ocorrer ainda nesta semana.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.