
Política
Alcolumbre pede ao STF que número de deputados seja mantido em 2026
Presidente do Congresso pede que Corte aguarde análise de veto de Lula ao projeto que amplia número de deputados federais

Foto: Carlos Moura/Agência Senado
O presidente do Congresso Nacional e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), pediu nesta segunda-feira (29) ao Supremo Tribunal Federal a suspensão da decisão que amplia o número de deputados na Câmara a partir das eleições de 2026. Ele defende que a composição atual, de 513 cadeiras, seja mantida até 2030.
A readequação foi determinada pelo STF em 2023, com base nos dados do Censo de 2022 e nas mudanças da população brasileira.Tentando atender à ordem e evitar perdas, a Câmara e o Senado aprovaram uma proposta que eleva de 513 para 531 o número de deputados federais. O texto, no entanto, foi vetado integralmente por Lula. O veto aguarda apreciação de deputados e senadores em sessão conjunta do Congresso.
Com o impasse, a responsabilidade de recalcular a representação por estado agora está nas mãos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que tem prazo até esta quarta-feira (1º) para apresentar a nova distribuição de cadeiras. A Constituição diz que a representação na Câmara deve ser proporcional à população de cada estado. Nas eleições de 1994, o número de deputados foi determinado com base na população de 1985.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.