
Política
Presidente da AL-BA promete transparência e afirma que acionará Conselho de Ética após Binho Galinha ser considerado foragido
Um mandado de prisão preventiva foi expedido contra Binho Galinha (PRD) e outras nove pessoas investigadas por envolvimento em uma milícia especializada em extorsão, agiotagem, fraudes e lavagem de dinheiro

Foto: Sandra Travassos/ALBA
Após o deputado estadual Binho Galinha (PRD) ser considerado foragido, a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputada Ivana Bastos (PSD), afirmou que, assim que a Casa for oficialmente notificada, o Conselho de Ética será acionado para analisar o caso de forma objetiva.
“A ALBA permanecerá atenta para que todas as tramitações ocorram com transparência, imparcialidade e respeito ao Estado de Direito”, disse a presidência da ALBA em nota que cita ainda a adoção de “medidas internas cabíveis, em observância à Constituição, às leis e ao Regimento Interno”.
Um mandado de prisão preventiva foi expedido contra Binho Galinha (PRD) e outras nove pessoas investigadas por envolvimento em uma milícia especializada em extorsão, agiotagem, fraudes e lavagem de dinheiro em Feira de Santana. Na manhã desta quarta-feira (1º), a esposa e o filho do parlamentar - Mayana Cerqueira da Silva e João Guilherme Cerqueira da Silva Escolano - foram presos no âmbito desta operação, que foi deflagrada pela Polícia Federal (PF) e pelo MP-BA. Ambos já haviam sido detidos em 2023, mas foram soltos no último mês de abril.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.