
Política
Conselho de Ética pauta abertura de ação contra deputados por motim na Casa
Deputados Zé Trovão, Van Hattem e Marcos Pollon podem ser suspensos por ocupação do plenário da Câmara

Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados avalia nesta terça-feira (30) a instauração de processos disciplinares contra os deputados Zé Trovão (PL-SC), Marcel van Hattem (Novo-RS) e Marcos Pollon (PL-MS). Eles são acusados de participação na ocupação do plenário da Casa no início de agosto, durante protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. A Mesa Diretora da Câmara encaminhou as representações após recomendação do corregedor, deputado Diego Coronel (PSD-BA), solicitando a suspensão temporária dos mandatos.
Marcos Pollon é alvo de duas ações: uma pede suspensão de 90 dias por ofensas ao presidente da sessão, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), e outra de 30 dias por obstrução da cadeira da presidência. Já Zé Trovão e Van Hattem enfrentam processos que pedem suspensão de 30 dias pela mesma razão. Durante o protesto, deputados da oposição bloquearam os trabalhos do plenário por mais de 30 horas, na semana de retorno do recesso parlamentar.
Além dos pedidos de suspensão, o corregedor também recomendou censura escrita aos três parlamentares e a outros 11 envolvidos na ação. No Conselho de Ética, os processos são oficialmente abertos com a leitura dos termos de instauração, seguida do sorteio da lista tríplice para definição do relator, que será escolhido pelo presidente do colegiado, deputado Fabio Schiochet (União-SC).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.