Terça-feira, 07 de outubro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Conselho de Ética pauta abertura de ação contra deputados por motim na Casa

Política

Conselho de Ética pauta abertura de ação contra deputados por motim na Casa

Deputados Zé Trovão, Van Hattem e Marcos Pollon podem ser suspensos por ocupação do plenário da Câmara

Conselho de Ética pauta abertura de ação contra deputados por motim na Casa

Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados

Por: Metro1 no dia 07 de outubro de 2025 às 07:26

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados avalia nesta terça-feira (30) a instauração de processos disciplinares contra os deputados Zé Trovão (PL-SC), Marcel van Hattem (Novo-RS) e Marcos Pollon (PL-MS). Eles são acusados de participação na ocupação do plenário da Casa no início de agosto, durante protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. A Mesa Diretora da Câmara encaminhou as representações após recomendação do corregedor, deputado Diego Coronel (PSD-BA), solicitando a suspensão temporária dos mandatos.

Marcos Pollon é alvo de duas ações: uma pede suspensão de 90 dias por ofensas ao presidente da sessão, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), e outra de 30 dias por obstrução da cadeira da presidência. Já Zé Trovão e Van Hattem enfrentam processos que pedem suspensão de 30 dias pela mesma razão. Durante o protesto, deputados da oposição bloquearam os trabalhos do plenário por mais de 30 horas, na semana de retorno do recesso parlamentar.

Além dos pedidos de suspensão, o corregedor também recomendou censura escrita aos três parlamentares e a outros 11 envolvidos na ação. No Conselho de Ética, os processos são oficialmente abertos com a leitura dos termos de instauração, seguida do sorteio da lista tríplice para definição do relator, que será escolhido pelo presidente do colegiado, deputado Fabio Schiochet (União-SC).