Terça-feira, 07 de outubro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

CCJ da Alba marca reunião extraordinária para discutir prisão de Binho Galinha

Política

CCJ da Alba marca reunião extraordinária para discutir prisão de Binho Galinha

Colegiado tem até 72 horas para emitir parecer sobre o caso do deputado, preso na Operação Estado Anômico

CCJ da Alba marca reunião extraordinária para discutir prisão de Binho Galinha

Foto: Divulgação/Alba

Por: Metro1 no dia 07 de outubro de 2025 às 14:00

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) realizará, nesta quarta-feira (8), às 10h, uma reunião extraordinária para discutir o caso do deputado estadual Binho Galinha (PRD), preso na última sexta-feira (3) durante a Operação Estado Anômico, deflagrada pela Polícia Federal e pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA).

O presidente da CCJ, deputado Robinson Almeida (PT), confirmou nesta terça-feira (7) que recebeu um expediente da Presidência da Casa com a notificação da decisão judicial que envolve o parlamentar.

“A CCJ, pelo regimento interno, tem o prazo de até 72 horas para emitir parecer sobre essa matéria e dar o amplo direito de defesa à parte”, afirmou o petista à imprensa.

Segundo Robinson, a defesa de Binho Galinha será notificada durante a reunião desta quarta. Após a apresentação da defesa, a comissão deve elaborar e entregar o parecer à Presidência e à Mesa Diretora da Alba dentro do prazo regimental. Em seguida, o caso deve ser encaminhado ao Conselho de Ética, presidido pelo deputado Vitor Bonfim (PV).

Na segunda-feira (6), a Assembleia Legislativa divulgou nota informando que aguarda acesso à decisão judicial e aos autos do processo para adotar as medidas internas cabíveis. Segundo a Alba, embora tenha recebido a notificação da Justiça, ainda não teve acesso ao conteúdo da decisão.

“Para que a Casa possa adotar as medidas internas cabíveis, é indispensável o acesso à decisão judicial e aos autos do processo”, informou o comunicado.

O caso mantém o deputado Binho Galinha no centro das atenções políticas e jurídicas da Bahia, enquanto a Assembleia e o Conselho de Ética aguardam os próximos passos para definir o futuro do parlamentar.