
Política
Prisão de Binho Galinha será avaliada em plenário da ALBA nesta sexta-feira
Deputados vão votar em plenário, de forma secreta, se o parlamentar continuará preso; ele é acusado de liderar grupo com atuação miliciana em Feira de Santana

Foto: PauloMocofaya/AgênciaALBA
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Ivana Bastos (PSD), confirmou que a Casa vai decidir, nesta sexta-feira (10), às 10h, se o deputado Binho Galinha (PRD) continuará preso ou será solto. A votação será feita em plenário e de forma secreta, com participação de todos os parlamentares.
Binho é apontado como líder de uma organização criminosa com características milicianas e atuação concentrada na região de Feira de Santana. Segundo as investigações, o grupo é responsável por crimes como lavagem de dinheiro, agiotagem, tráfico de drogas, jogo do bicho, obstrução da Justiça, comércio ilegal de armas, usurpação de função pública e receptação qualificada.
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Robinson Almeida (PT), já havia informado que o processo seria apreciado pela Casa. O rito adotado segue o previsto para casos de prisão em flagrante, com base no Regimento Interno da AL-BA.
Após a prisão, a Justiça tem até 24 horas para encaminhar os autos à Assembleia. A partir daí, a CCJ dispõe de 72 horas para ouvir a defesa do parlamentar e elaborar um parecer, que servirá de base para o projeto de resolução submetido ao plenário. A decisão final sobre a manutenção ou não da prisão será tomada por maioria absoluta dos deputados.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.