
Política
Sabatina de Gonet na CCJ é agendada para 12 de novembro
Senado analisa recondução de Gonet ao cargo

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), agendou para 12 de novembro a sabatina do procurador-geral da República, Paulo Gonet. A leitura do relatório está prevista para 5 de novembro, com possibilidade de vista coletiva antes da arguição pelos senadores.
Gonet foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para permanecer por mais dois anos no cargo. Para isso, deverá cumprir o mesmo processo da primeira nomeação: sabatina na CCJ e posterior análise no plenário do Senado.
Em 2023, o procurador-geral obteve 65 votos a favor e 11 contrários. Ao ser novamente indicado, afirmou estar “animado”. “Agradeço ao presidente da República a indicação que acaba de assinar. Animado e confortado por essa demonstração de renovada confiança, renovo, também eu, o meu propósito de empenho e dedicação à causa da Justiça, ao Ministério Público e ao país”.
Gonet teve papel central na acusação que levou à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a mais de 27 anos de prisão, ao apresentar a denúncia que originou o processo da tentativa de golpe.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.