Segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Alckmin revela pedido de Lula aos EUA e comenta sobre negociações comerciais

Política

Alckmin revela pedido de Lula aos EUA e comenta sobre negociações comerciais

Ministro afirma que pedido de Lula para suspender tarifas sobre produtos brasileiros foi bem recebido por Trump

Alckmin revela pedido de Lula aos EUA e comenta sobre negociações comerciais

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 12 de outubro de 2025 às 17:13

O ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, afirmou estar confiante em um avanço nas negociações comerciais entre Brasil e Estados Unidos. Ele acompanhou a ligação entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, na qual Lula solicitou a suspensão da tarifa de 40% sobre produtos brasileiros. Segundo Alckmin, o pedido foi bem recebido pelo presidente americano.

“O presidente Lula pediu que, enquanto as negociações acontecem, os 40% sejam suspensos. É uma situação de ganha-ganha e abre espaço para uma maior parceria entre os dois países”, disse neste domingo (12).

O vice-presidente também destacou as reduções recentes em tarifas que beneficiam a exportação brasileira: a celulose e o ferro-níquel tiveram os impostos zerados, representando 4% das exportações do país. Madeira serrada e macia caíram de 50% para 10%, e móveis, como armários e sofás, de 50% para 25%. “Agora, precisamos acelerar ainda mais esses avanços”, acrescentou, após participar de uma missa em Aparecida (SP).

Está previsto que Lula e Trump se encontrem pessoalmente na Malásia no final do mês, após terem se aproximado em um breve encontro na Assembleia-Geral da ONU.