
Política
Lula parabeniza Rodrigo Paz por eleição na Bolívia e fala em "cooperação"
Eleições bolivianas foram marcadas pelo ineditismo de um segundo turno; presidente brasileiro destacou compromisso em preservar "relações bilaterais" entre os países

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou, nesta segunda-feira (20), Rodrigo Paz, eleito presidente da Bolívia pelo PDC (Partido Democrata Cristão) no último domingo (19).
O chefe do Executivo ainda reiterou "a prioridade do governo brasileiro no relacionamento com a Bolívia" e na "cooperação em temas de interesse mútuo". "O presidente eleito pode contar com o meu compromisso de seguir trabalhando em benefício de nossas relações bilaterais e de cooperação em temas de interesse mútuo. A Bolívia é parceira fundamental do Brasil na construção de uma América do Sul mais integrada, justa e solidária", afirmou Lula em post no X (antigo Twitter).
A eleição presidencial na Bolívia foi marcada pelo ineditismo de um segundo turno. Pela primeira vez na história do país, a população foi às urnas para escolher seu novo mandatário dessa forma. "A conclusão do processo eleitoral em clima de tranquilidade e harmonia demonstra o compromisso da sociedade boliviana com a democracia, que deve seguir norteando toda a nossa região", destacou Lula.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.