
Política
Na Indonésia, Lula volta a criticar uso do dólar às vésperas de encontro com Trump
Presidente voltou a defender o comércio com moedas locais dos países como uma alternativa ao uso do dólar

Foto: Ricardo Stuckert / PR
Às vésperas de possível encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Lula criticou o protecionismo e voltou a defender o comércio com moedas próprias, sem uso do dólar. O tema é um dos pontos que está sobre a mesa na negociação com os EUA.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi recebido pelo presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, no Palácio Merdeka, nesta quinta-feira (23). Os líderes assinaram diversos acordos e firmaram parceria estratégica. Em declaração à imprensa, Lula confirmou que disputará o quarto mandato na eleição de 2026 e defendeu o multilateralismo nas relações entre países.
"Eu quero lhe dizer que eu vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que eu estou com a mesma energia de quando eu tinha 30 anos de idade. E vou disputar um quarto mandato no Brasil", declarou. "Nós queremos multilateralismo e não unilateralismo. Nós queremos democracia comercial e não protecionismo. [...] Tanto a Indonésia quanto o Brasil têm interesse em discutir a possibilidade de comercialização entre nós dois ser com as nossas moedas. Essa é uma coisa que nós precisamos mudar."
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

