
Política
Lula pretende tratar com Trump sanções a ministros do STF
Presidente brasileiro vai se reunir com líder dos EUA na Malásia para defender interesses do Brasil e contestar penalidades aplicadas a sete magistrados da Suprema Corte

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, na madrugada desta sexta-feira (24), que pretende abordar diretamente com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, as sanções aplicadas a sete ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O encontro deve ocorrer na Malásia, durante a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) e o Encontro de Líderes do Leste Asiático (EAS).
“Eu tenho todo o interesse em ter essa reunião, toda a disposição de defender os interesses do Brasil, mostrar que houve equívoco nas taxações ao Brasil. E quero provar isso com números. E quero discutir a punição que foi dada a ministros da Suprema Corte do Brasil, não tem nenhuma explicação, nenhum entendimento”, disse o presidente durante conversa com jornalistas ao final de sua viagem pela Indonésia.
As sanções dos Estados Unidos atingem sete ministros do STF em razão das decisões tomadas pela Corte durante o julgamento da trama golpista ocorrida no governo de Jair Bolsonaro. O governo brasileiro considera a medida uma afronta à soberania nacional e à independência do Judiciário.
Este será o primeiro encontro formal entre Lula e Trump desde o breve contato durante a Assembleia-Geral da ONU, em setembro.
Com informações da Agência Brasil.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

