
Política
Lula defende exploração de petróleo na Foz do Amazonas
Em coletiva na Indonésia, presidente reiterou argumento de que dinheiro petróleo tem de ser usado para financiar transição energética no país

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, nesta sexta-feira (24), a liberação das pesquisas para exploração de petróleo na região da Foz do Amazonas, decidida às vésperas da COP 30, em Belém.
O Ibama autorizou nesta semana Petrobras a perfurar um poço em águas profundas na região da Foz do Amazonas, localizada na Margem Equatorial, que se estende do Amapá ao Rio Grande do Norte. O aval é exclusivo para pesquisa exploratória. "Vamos continuar utilizando o dinheiro [do petróleo] para que a gente faça cada vez mais condições do Brasil se ver livre do combustível fóssil. Mas, enquanto o mundo precisar, o Brasil não vai jogar fora uma riqueza que pode melhorar a própria vida do povo brasileiro", defendeu.
Em coletiva de imprensa na Indonésia, Lula voltou a argumentar que o petróleo deve ser usado para financiar a transição energética no país, e que entre a "pesquisa para retirar petróleo" e a exploração, de fato, "há um tempo muito grande". "Uma das formas que eu tenho dito é que a gente tem que utilizar o dinheiro do petróleo para consolidar a chamada de transição energética do planeta Terra, porque a Petrobras é uma empresa que vai aos poucos deixando de ter uma empresa de petróleo para ser uma empresa de energia", disse o presidente.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

