
Política
TSE deve analisar criação de novo partido ligado ao MBL nesta semana
Caso seja aprovado, o Missão será o 30º do país e poderá disputar as eleições de 2026 com o número 14

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O Movimento Brasil Livre (MBL) deverá ter o pedido de criação do partido político Missão analisado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir da próxima quinta-feira (30). Caso seja aprovada pelos ministros da Corte, a nova legenda será a 30ª sigla do Brasil, segundo informações do portal G1.
O relator do processo é o ministro André Mendonça. O TSE já validou cerca de 590 mil assinaturas de apoio à criação do partido, número que supera em 42,9 mil o mínimo exigido pela legislação eleitoral.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) também emitiu parecer favorável à formalização da sigla. Para participar das eleições de 2026, o partido precisa ser reconhecido até seis meses antes do pleito.
De acordo com a documentação enviada ao tribunal, o Missão pretende usar o número 14 nas urnas eletrônicas e lançar candidatos ao Executivo e ao Legislativo, incluindo um nome à Presidência da República.
A legenda também terá direito a recursos do fundo eleitoral para financiar suas campanhas caso participe do próximo pleito.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

