
Política
Deputado apresenta projeto que barra eleitores e candidatos ligados ao crime organizado
Proposta de Kim Kataguiri prevê inelegibilidade por oito anos para quem tenha vínculo ou faça apologia a organizações criminosas

Foto: Reprodução- Câmara dos deputados
O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) apresentou, na última quinta-feira (30), um projeto de lei que visa tornar inelegíveis pessoas com ligação a organizações criminosas ou que promovam esses grupos. A iniciativa prevê a suspensão dos direitos políticos por oito anos, desde que seja comprovado envolvimento direto ou indireto com o crime organizado.
A proposta foi protocolada dois dias após a megaoperação contra o Comando Vermelho (CV), realizada na terça-feira (28) no Rio de Janeiro, que resultou em 121 mortes e 113 prisões, segundo o governo estadual.
Kataguiri afirmou que a medida busca enfrentar a “banalização e glamourização do crime organizado, especialmente no setor do entretenimento”, e destacou que o objetivo é responsabilizar politicamente aqueles que financiam, apoiam ou disseminam discursos que atentam contra o Estado.
O texto prevê que qualquer forma de apoio público, incluindo declarações, manifestações ou publicações em redes sociais, poderá servir como critério para enquadrar candidatos nas restrições previstas pela proposta.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

