Segunda-feira, 03 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Governo federal decreta GLO em Belém durante COP30

Política

Governo federal decreta GLO em Belém durante COP30

Forças Armadas atuarão em áreas estratégicas do Pará entre 3 e 23 de novembro

Governo federal decreta GLO em Belém durante COP30

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Por: Metro1 no dia 03 de novembro de 2025 às 11:24

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em Belém, Altamira e Tucuruí (PA) durante a realização da COP30, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que ocorre de 10 a 21 de novembro. A medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (3) e terá duração até 23 de novembro.

A GLO permitirá a atuação das Forças Armadas em áreas com infraestrutura crítica, incluindo as usinas de Belo Monte e Tucuruí. O decreto segue pedido do governo do Pará e tem caráter excepcional e temporário, autorizando militares a agir com poderes de polícia em situações de grave perturbação da ordem.

O instrumento já foi usado em grandes eventos no Brasil, como a Copa do Mundo de 2014, Olimpíadas de 2016 e cúpulas do Brics e G20, para segurança e apoio às forças tradicionais em momentos de elevada complexidade logística e de segurança.