Terça-feira, 11 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Lula deve anunciar Jorge Messias ao STF após reunião com Rodrigo Pacheco, diz Jaques Wagner

Política

Lula deve anunciar Jorge Messias ao STF após reunião com Rodrigo Pacheco, diz Jaques Wagner

Líder do governo afirmou que o presidente deve confirmar o nome do advogado-geral da União nos próximos dias e o encontro com Pacheco será mais por deferência política do que para discutir a escolha

Lula deve anunciar Jorge Messias ao STF após reunião com Rodrigo Pacheco, diz Jaques Wagner

Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 10 de novembro de 2025 às 16:38

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), afirmou nesta segunda-feira (10) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar, nos próximos dias, o nome de seu indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF). Antes da definição, Lula pretende se reunir com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O favorito para a vaga deixada por Rosa Weber é o advogado-geral da União, Jorge Messias.

“O presidente Lula deve, na volta [de Belém a Brasília], que deve ser amanhã, portanto, talvez na quarta-feira, ter mais um diálogo com o senador Rodrigo Pacheco para anunciar [o nome ao STF]. Eu sinceramente creio que o nome está lançado. Não vejo reversão”, afirmou Jaques.

Wagner destacou que o encontro entre Lula e Pacheco será mais uma formalidade política do que uma discussão sobre o nome escolhido. Segundo o senador, Lula deve aproveitar a reunião para tratar também de articulações eleitorais em Minas Gerais. “Lula efetivamente entende que o senador Rodrigo Pacheco hoje é um homem com mais musculatura para disputar o governo do Estado de Minas. Então, acho que a conversa é muito mais por aí do que sobre o Supremo”, disse.

O anúncio da indicação ao STF era esperado para outubro, mas foi adiado após Lula se reunir com o senador Davi Alcolumbre (União-AP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Na ocasião, Alcolumbre teria alertado o presidente sobre resistências dentro do Senado ao nome de Jorge Messias, o que levou Lula a postergar a decisão.

Jaques Wagner reconheceu que há movimentações e preferências por outros nomes dentro do Senado, mas negou que as disputas políticas sejam a razão principal do adiamento. Segundo ele, o atraso está ligado à agenda presidencial. “[Lula] Ia fazer [o anúncio] na volta da Malásia. Na volta da Malásia, tivemos o problema Rio de Janeiro. Ele só ficou em Brasília quarta, quinta e sexta. E, portanto, não houve tempo. Agora, que ele volta para Brasília, pelo que eu entendi, amanhã à tarde. Ele tem essa semana, na minha opinião, deve resolver”, afirmou.

Messias é servidor de carreira da Advocacia-Geral da União e foi assessor jurídico da Presidência durante o primeiro mandato do petista, ganhando notoriedade ao ser apelidado de “Bessias” durante a crise política de 2016.