Quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

PF: Grandes operações ficarão dificultadas se alterações no projeto antifacção forem aprovadas

Política

PF: Grandes operações ficarão dificultadas se alterações no projeto antifacção forem aprovadas

Diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, disse que mudanças feitas por Derrite no projeto ameaçam a autonomia da corporação e podem dificultar grandes operações como as que apuraram os casos Marielle Franco e Carbono Oculto

PF: Grandes operações ficarão dificultadas se alterações no projeto antifacção forem aprovadas

Foto: Jose Cruz/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 11 de novembro de 2025 às 16:40

O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, disse que o projeto de lei antifacção, relatado pelo deputado Guilherme Derrite (PP-SP), ameaça a autonomia da corporação e pode comprometer investigações de grande complexidade. A informação é do g1.

"Entendemos que esse normativo da forma que está redigido limita e suprime competências da polícia Federal. Então isso, em nenhum sentido, é tolerado. Eu tenho o dever de defender a instituição, a sociedade brasileira e defender que as polícias deste país sejam respeitadas", disse. "Grandes operações ficarão dificultadas se essa lei for aprovada".

O diretor-geral citou como exemplos de investigações que, segundo ele, seriam dificultadas se o projeto fosse aprovado os casos Marielle Franco, Carbono Oculto e o assassinato no aeroporto de Guarulhos (SP). “O caso Marielle Franco, do Rio de Janeiro, onde também a Polícia Federal entrou na investigação, por determinação do ministro da Justiça à época, o ministro Flávio Dino, e descortinou o crime que, inclusive, envolvia membros do Tribunal de Contas e dirigentes da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro”, disse“.

O que, penso eu, seria muito difícil alcançarmos se tivéssemos de seguir as normas estipuladas por essa legislação proposta. E isso se aplica também ao caso do assassinato no aeroporto de Guarulhos, se aplica à Carbono Oculto", completou.