
Política
Lula mantém liderança e venceria em todos os cenários para 2026, aponta Quaest
Nova rodada da pesquisa avalia intenções de voto em meio ao acirramento das discussões sobre segurança pública no país

Foto: Ricardo Stuckert / PR
A nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (13) mostra que o presidente Lula lidera em todos os eventuais cenários de 1º e 2º turno para a disputa eleitoral de 2026. O resultado indica estabilidade nas intenções de voto no presidente.
Entre maio e agosto, Lula teve queda na rejeição, enquanto os outros possíveis candidatos ao pleito tiveram alta no índice. Nos últimos três meses, no entanto, a maioria deles, como Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ronaldo Caiado (União) e Michelle Bolsonaro (PL), oscilou dentro da margem de erro. Esta nova rodada é a primeira que avalia as intenções de voto depois da discussão sobre segurança pública dominar a agenda política no país.
Num possível 2º turno com Jair Bolsonaro (PL), inelegível e réu por tentativa de golpe de Estado e outros crimes, Lula tem três pontos de vantagem, com margem de erro de dois pontos percentuais. Se a disputa fosse entre Lula e Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ciro Gomes (PSDB) ou Ratinho Jr. (PSD), o petista venceria por 5 pontos. Já com Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União), a vantagem de Lula é de 7 pontos. Contra Michelle ou Eduardo Bolsonaro, ambos do PL, Lula venceria por 9 e 10 pontos, respectivamente.
Entre a quinta-feira (6) e o domingo (9), 2.004 pessoas com 16 anos ou mais foram ouvidas e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

