
Política
Ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto é preso pela PF
Stefanutto é preso por descontos ilegais em aposentadorias

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
O ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Alessandro Stefanutto foi preso nesta quinta-feira (13) durante a quarta fase da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal (PF), que apura um esquema de fraudes em aposentadorias e pensões. A investigação aponta que ele é suspeito de envolvimento em um grupo que autorizava descontos ilegais em benefícios, cobrando mensalidades não reconhecidas pelos segurados.
Segundo a PF, entre 2019 e 2024 o esquema desviou cerca de R$ 6,3 bilhões por meio de falsas associações que simulavam oferecer serviços a aposentados, sem autorização dos beneficiários. Stefanutto foi exonerado do cargo em abril, após ser afastado quando o escândalo se tornou público.
As fraudes consistiam em incluir descontos mensais indevidos nos pagamentos, como se os aposentados fossem filiados a entidades representativas. O dinheiro era direcionado a associações fantasmas e distribuído entre os integrantes da organização criminosa, que também é investigada por corrupção e estelionato previdenciário.
Em nota, a defesa de Stefanutto afirmou que ainda não teve acesso à decisão judicial e classificou a prisão como ilegal. Disse também confiar que ele provará sua inocência ao fim do processo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

