
Política
"Eu disse que Alemanha é um dos países mais bonitos do mundo, e Lula provavelmente concorda", diz chanceler alemão
Premiê alemão minimizou comentário sobre capital paraense que gerou desconforto e disse querer falar com petista no G20

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O chanceler federal alemão, Friedrich Merz, minimizou a importância de sua polêmica fala sobre Belém que causou mal-estar nesta semana no Brasil.
Merz afirmou que sua comitiva ficou contente por deixar Belém, onde ele esteve para participar da COP30 (leia mais abaixo). Ao comentar a fala pela primeira vez, ele disse apenas estar elogiando a Alemanha e não se desculpou.
"Eu disse que a Alemanha é um dos países mais belos do mundo, e o presidente Lula provavelmente concordará com isso", ironizou o líder alemão ao ser questionado sobre a polêmica durante uma entrevista coletiva de imprensa com o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, na quarta-feira (19) em Berlim.
Merz disse ainda que espera ter uma conversa "sem constrangimentos" com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cúpula do G20 na África do Sul, na semana que vem.
"Aguardo com expectativa o reencontro com o presidente Lula. Tivemos um encontro pessoal muito bom em Belém. Esta tarde, o ministro do Meio Ambiente alemão, Carsten Schneider, conversou com o presidente Lula, e pedi-lhe que transmitisse as minhas cordiais saudações ao presidente Lula. Espero que tenhamos outra boa conversa na África do Sul, sem qualquer constrangimento".
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

