Clique aqui e inscreva-se gratuitamente para o MK Entrevista>>

Segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Moraes afirma que Bolsonaro violou tornozeleira de forma consciente

Política

Moraes afirma que Bolsonaro violou tornozeleira de forma consciente

Ministro do STF rejeita versão de confusão mental apresentada pela defesa

Moraes afirma que Bolsonaro violou tornozeleira de forma consciente

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 24 de novembro de 2025 às 10:48

O ministro Alexandre de Moraes afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro violou a tornozeleira eletrônica de maneira “dolosa e consciente”, classificando-o como “reiterante” no descumprimento das medidas cautelares. Segundo o ministro, Bolsonaro ampliou as violações na sexta-feira (21), quando tentou abrir o dispositivo com um ferro de solda, o que confronta diretamente a versão da defesa.

Os advogados alegaram que Bolsonaro estava sob efeito de uma interação medicamentosa que poderia causar alucinações, desorientação e alterações cognitivas. Eles afirmam que uma médica fora da equipe principal prescreveu um novo remédio que, combinado aos usados para tratar crises de soluço decorrentes de cirurgias após a facada de 2018, teria provocado “confusão mental”. Na audiência de custódia, Bolsonaro disse acreditar que havia uma “escuta” na tornozeleira e afirmou ter tentado abrir apenas a tampa do dispositivo.

A Primeira Turma do STF analisa nesta segunda-feira (24) se mantém a prisão preventiva do ex-presidente. Até agora, apenas o ministro Flávio Dino votou, acompanhando o relator Alexandre de Moraes, e o placar está em 2 a 0 pela manutenção da decisão.