
Política
Hugo Motta rompe com Lindbergh Farias e amplia crise entre Câmara e governo Lula
Ruptura entre presidente da Câmara e líder do PT reforça tensão entre governo Lula e deputados em meio a disputas sobre o PL antifacção

Foto: Lula Marques/Agência Brasil
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que encerrou qualquer relação política com o líder do PT na Casa, Lindbergh Farias (RJ). “Não tenho mais interesse em ter nenhum tipo de relação com o deputado Lindbergh Farias”, disse Motta, em declaração à Folha de São Paulo.
Segundo dois líderes aliados ao presidente da Câmara, a convivência entre os dois parlamentares será, daqui em diante, estritamente institucional. O episódio ocorre em um cenário de desalinhamento crescente entre o Planalto e o Congresso, marcado também por conflitos recentes com o Senado.
A cúpula da Câmara vinha acumulando queixas sobre o comportamento de Lindbergh nas últimas semanas. Integrantes do grupo de Motta afirmam que o petista passou a elevar o tom nas reuniões internas, atuando como porta-voz do governo, além das responsabilidades de líder da bancada.
A escolha do relator também aumentou a tensão: Motta designou o deputado Guilherme Derrite (PP-SP), secretário de Segurança do governo Tarcísio de Freitas, potencial adversário de Lula em 2026. O projeto foi apresentado pelo Executivo como principal resposta à crise na segurança pública após a megaoperação realizada no Rio de Janeiro, mas sua tramitação evidenciou mais um capítulo do desgaste entre o Planalto e a Câmara.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

