
Política
Ex-ministro da Justiça, Anderson Torres é levado preso para a Papupinha
STF determina execução da pena de 24 anos por participação na tentativa de golpe de 2022

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
O ex-ministro da Justiça Anderson Torres foi transferido nesta terça-feira para o 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, localizado dentro do Complexo Penitenciário da Papuda e conhecido como “Papudinha”
Torres recebeu a intimação sobre o trânsito em julgado do processo referente à trama golpista enquanto estava acompanhado de seu advogado e, em seguida, foi escoltado até o batalhão, segundo sua defesa. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que não cabem mais recursos e autorizou o início da execução das penas.
Delegado de carreira da Polícia Federal, o ex-ministro foi condenado pela Primeira Turma do STF em 11 de setembro a 24 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado no fim de 2022. No mesmo julgamento, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu pena de 27 anos e três meses, e outros seis réus também foram condenados, com sentenças que variam entre dois e 26 anos.
Torres foi condenado por organização criminosa armada, golpe de Estado, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, dano qualificado por violência e grave ameaça ao patrimônio da União, além de deterioração de patrimônio tombado.
Os advogados afirmaram que devem apresentar, até a próxima semana, embargos infringentes, recurso destinado a questionar decisões não unânimes. A defesa também antecipou o pedido sobre o local de cumprimento da pena, caso o relator, ministro Alexandre de Moraes, autorize o início da punição antes da análise desse recurso.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

