Clique aqui e inscreva-se gratuitamente para o MK Entrevista>>

Quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

CPMI do INSS adia votação da convocação de Jorge Messias

Política

CPMI do INSS adia votação da convocação de Jorge Messias

Falta de consenso entre parlamentares impede decisão

CPMI do INSS adia votação da convocação de Jorge Messias

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 27 de novembro de 2025 às 12:33

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não votará a convocação do advogado-geral da União, Jorge Messias, nesta quinta-feira (27), por falta de consenso entre os parlamentares. O presidente da comissão, Carlos Viana, informou que requerimentos sem acordo serão analisados apenas em 4 de dezembro, última sessão antes do recesso.

Jorge Messias foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o Supremo Tribunal Federal (STF), substituindo Luís Roberto Barroso. Sua sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ocorrerá em 10 de dezembro. A comissão investiga a atuação da Advocacia-Geral da União (AGU) em relação a descontos indevidos de aposentados e pensionistas.

A CPMI busca esclarecer se Messias ignorou alertas sobre fraudes e quais medidas adotou após receber relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) apontando descontos irregulares. Os parlamentares também querem saber se as decisões da AGU foram divulgadas ou mantidas confidenciais.

Nesta quinta, a comissão ouvirá Mauro Palombo, contador de empresas supostamente envolvidas em repasses irregulares da Amar Brasil, e votará requerimentos de convocação, quebras de sigilo, prisões e solicitações de dados à Receita Federal e à Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (DataPrev).