
Política
Gleisi critica Congresso por derrubar vetos à Lei de Licenciamento Ambiental
Ministra afirma que decisão representa retrocesso ambiental e contraria compromissos do Brasil na COP30

Foto: Jose Cruz/Agência Brasil
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, criticou nesta quinta-feira (27) a decisão do Congresso Nacional de derrubar vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Lei de Licenciamento Ambiental. Para a ministra, a medida representa um prejuízo não apenas para o governo, mas para o país como um todo.
Segundo Gleisi, a derrubada dos vetos traz impactos diretos para a proteção ambiental e social. “Perdem o meio ambiente, a proteção dos nossos biomas, a segurança dos alimentos e da saúde da população, os povos indígenas e quilombolas e a reputação dos produtos que exportamos”, afirmou.
Ainda nesta quinta, o Congresso rejeitou 56 dos 63 vetos presidenciais ao projeto que flexibiliza ou elimina exigências para o licenciamento ambiental, texto que ficou conhecido entre críticos como “PL da Devastação”. Com a decisão, dispositivos vetados por Lula passam a valer integralmente.
A ministra também afirmou que a votação contraria o discurso e os compromissos assumidos recentemente pelo Brasil na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém, no Pará. Segundo ela, a derrubada dos vetos vai na direção oposta aos esforços de enfrentamento da crise climática.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

