
Política
Jerônimo Rodrigues oficializa indicação de Otto Alencar Filho para o TCE
Presidente da Alba confirma recebimento do nome; escolha é fruto de acordo político e segue agora para sabatina na CCJ

Foto: Metropress/Lorena Alves
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Ivana Bastos (PSD), informou nesta quarta-feira (3) que o Legislativo recebeu a indicação do governador Jerônimo Rodrigues (PT) para que o deputado federal Otto Alencar Filho (PSD) assuma a vaga deixada pela aposentadoria do conselheiro Antônio Honorato no Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Jerônimo reconheceu que a escolha integra um entendimento político, embora não tenha detalhado o acordo. Segundo afirmou, “Ele (Otto Alencar Filho) demonstrou que tem experiência. Foi dirigente da nossa agência de desenvolvimento, a Desenbahia”.
Conhecido como Ottinho, o parlamentar é filho do senador Otto Alencar, líder do PSD na Bahia. O senador já havia declarado publicamente que pretendia indicar o filho para o cargo, mas aguardava o envio oficial do nome pelo governador à Alba. Após a leitura da indicação, Otto Filho será submetido a uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), etapa em que dependerá da aprovação da maioria dos membros. A ampla vantagem governista na Casa tende a facilitar o processo. A indicação ainda será apreciada pelo plenário, e a data da sabatina não foi definida.
Esta será a segunda indicação de Jerônimo para uma Corte de Contas envolvendo familiares de aliados políticos. No início de seu governo, o chefe do Executivo estadual escolheu Aline Peixoto, ex-primeira-dama da Bahia e esposa do ministro Rui Costa (PT), para integrar o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

