
Política
CPMI do INSS aprova convocação do dono do Banco Master
Daniel Vorcaro é alvo de investigação em meio a denúncias de fraudes e irregularidades em consignados

Foto: Divulgação
A CPMI do INSS aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira (4), a convocação de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. O pedido, apresentado pelo relator Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), ocorre porque o banco está entre os líderes de reclamações envolvendo crédito consignado. A comissão atua no rastro das denúncias que revelaram um esquema de descontos indevidos aplicados a aposentados.
A chamada “farra do INSS” veio à tona em dezembro de 2023 após reportagens do portal Metrópoles mostrarem o crescimento explosivo de arrecadações de associações com cobranças fraudulentas, que chegaram a R$ 2 bilhões em um ano. As entidades envolvidas acumulavam milhares de processos por filiações forçadas. As revelações motivaram investigações da Polícia Federal e da CGU, resultando na Operação Sem Desconto, que levou à demissão do então presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.
Daniel Vorcaro foi preso anteriormente na Operação Compliance Zero, que apura suposta fraude bilionária em carteiras de crédito do Banco Master, e ficou detido por 12 dias até ser liberado com tornozeleira eletrônica. Na quarta-feira (3/12), o ministro do STF Dias Toffoli atraiu o caso para a Corte, devido ao possível envolvimento de autoridades com foro privilegiado.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

