Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Dino agenda julgamento do caso Marielle Franco para fevereiro de 2026 na 1ª Turma do STF

Política

Dino agenda julgamento do caso Marielle Franco para fevereiro de 2026 na 1ª Turma do STF

Primeira Turma analisará acusações contra cinco réus pelo assassinato da vereadora e do motorista Anderson Gomes

Dino agenda julgamento do caso Marielle Franco para fevereiro de 2026 na 1ª Turma do STF

Foto: Antonio Augusto/STF

Por: Metro1 no dia 05 de dezembro de 2025 às 10:58

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou para os dias 24 e 25 de fevereiro de 2026 o julgamento do caso Marielle Franco na Primeira Turma da Corte. O processo está pronto para ser analisado, após o encerramento da instrução e a entrega das alegações finais do Ministério Público, das assistentes de acusação e das defesas.

Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro, e seu motorista Anderson Gomes foram assassinados em 14 de março de 2018, no Centro do Rio, após o veículo em que estavam ser seguido e alvejado por criminosos. A assessora Fernanda Chaves sobreviveu ao ataque. A denúncia contra os réus inclui homicídio qualificado, tentativa de homicídio e organização criminosa.

Respondem ao processo Chiquinho Brazão (deputado) e Domingos Brazão (ex-conselheiro do Tribunal de Contas do RJ), apontados como mandantes; Rivaldo Barbosa, delegado e ex-chefe da Polícia Civil, acusado de ser o mentor intelectual; Ronald Paulo Alves Pereira (Major Ronald), suspeito de monitorar a rotina de Marielle; e Robson Calixto Fonseca (Peixe), ex-PM e ex-assessor de Domingos Brazão, acusado de ajudar a ocultar a arma e integrar o núcleo financeiro e imobiliário do grupo. Todas as alegações finais foram entregues até junho de 2025.