Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Domingo, 07 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Alcolumbre pauta PEC do Marco Temporal um dia antes de julgamento no STF

Política

Alcolumbre pauta PEC do Marco Temporal um dia antes de julgamento no STF

Decisão vem em meio a uma crise aberta com o Supremo

Alcolumbre pauta PEC do Marco Temporal um dia antes de julgamento no STF

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Por: Metro1 no dia 06 de dezembro de 2025 às 16:30

Atualizado: no dia 06 de dezembro de 2025 às 16:47

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), decidiu avançar com a PEC do marco temporal para demarcação de terras indígenas e incluiu o tema na pauta de votação da próxima terça-feira. A análise ocorrerá um dia antes de o Supremo Tribunal Federal (STF) retomar o julgamento sobre o assunto, reacendendo o embate entre Legislativo e Judiciário.

A decisão de Alcolumbre vem em meio a uma crise aberta com o STF, após o ministro Gilmar Mendes restringir a possibilidade de impeachment de integrantes da Corte. A medida aumentou a tensão entre os Poderes e colocou ainda mais foco sobre a tramitação da PEC, que é defendida por parte do Congresso.

O marco temporal tem sido um dos principais pontos de conflito entre os Três Poderes nos últimos anos. Em 2023, o STF declarou inconstitucional a tese que condiciona a demarcação de terras indígenas à ocupação das áreas na data da promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988, decisão que o Congresso tenta agora reverter por meio da proposta.