Política
Gleisi critica pauta do PL da Dosimetria e diz que projeto representa “retrocesso muito grave”

Respostas do Brasil serão enviadas até 14 de dezembro para prosseguimento do processo

Foto: Lula Marques/ EBC
A Justiça da Itália enviou ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, uma série de questionamentos sobre o sistema prisional brasileiro como parte do processo de extradição da deputada Carla Zambelli (PL-SP). Entre os pontos levantados estão a definição da prisão a ser destinada à parlamentar, condições das penitenciárias femininas, existência de violência ou intimidação contra detentas e capacidade da polícia penal para manter a ordem.
O julgamento da extradição, suspenso na semana passada, será retomado em 18 de dezembro, e Moraes tem até 14 de dezembro para enviar as respostas.
Zambelli foi presa em julho em Roma ao tentar escapar do cumprimento de um mandado de prisão emitido por Moraes, após ser condenada a 10 anos de prisão pelo STF pela invasão ao sistema eletrônico do CNJ em 2023. Segundo as investigações, ela foi autora intelectual do hackeamento que permitiu a emissão de um mandato falso de prisão contra o próprio ministro, executado por Walter Delgatti a mando da deputada.
Após a fuga para a Itália, o governo brasileiro solicitou formalmente a extradição de Zambelli em junho, por meio do STF e do Itamaraty. Paralelamente, na Câmara dos Deputados, a parlamentar enfrenta um processo de cassação de mandato, que está sendo analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJ) e ainda não teve votação concluída.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.