Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Otto afirma que relatoria do PL da Dosimetria já está definida no Senado

Política

Otto afirma que relatoria do PL da Dosimetria já está definida no Senado

Senador Esperidião Amin (PP) será o relator do projeto de dosimetria na Casa

Otto afirma que relatoria do PL da Dosimetria já está definida no Senado

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Por: Metro1 no dia 10 de dezembro de 2025 às 10:20

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), afirmou nesta quarta-feira (10) que o senador Esperidião Amin (PP) será o relator do projeto de dosimetria na Casa. O plenário da Câmara aprovou na madrugada desta quarta-feira o PL da Dosimetria, que recalcula e reduz penas de condenados pelos crimes relacionados à trama golpista e aos atos de 8 de janeiro de 2023. As informações são do Metrópoles.

Segundo o relator do projeto na Câmara, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), o ex-presidente Jair Bolsonaro também será beneficiado, podendo ter a pena em regime fechado reduzida para até 2 anos e 4 meses.

A votação do projeto na Câmara começou à 1h38 da madrugada, e o resultado foi anunciado pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), às 2h25: foram 291 votos favoráveis e 148 contrários. Com a aprovação, o texto segue agora para o Senado Federal, onde será analisado sob relatoria de Esperidião Amin.

Amin tem longa trajetória na política, tendo sido governador de Santa Catarina, prefeito e atualmente senador. Formado em administração e direito, ele também está envolvido nas articulações para a disputa ao Senado em 2026. Embora não descarte uma nova candidatura, evita comentar as polêmicas relacionadas à indefinição dos pré-candidatos para a próxima legislatura.