A análise deve ocorrer de forma conjunta: além de Josias, os deputados também apreciarão o nome de Otto Filho (PSD), que já recebeu sinal verde da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A expectativa é que o processo caminhe de forma acelerada.
Política
Jerônimo indica Josias Gomes para vaga de conselheiro no TCE
Indicação segue para sabatina na ALBA

Foto: Bruno Spada /Câmara dos Deputados
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) formalizou, nesta quinta-feira (11), a indicação do deputado federal Josias Gomes (PT) para assumir uma cadeira no Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA). O nome foi enviado à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), responsável por conduzir a sabatina e a votação.
Caso aprovado, Josias deixará a Câmara dos Deputados e abrirá espaço para o retorno da suplente Elisângela Araújo, que já ocupou a cadeira em 2023, durante a licença de Zé Neto. A permanência dela, porém, deve ser temporária, já que Afonso Florence deve reassumir o mandato após atuar na Casa Civil do governo estadual.
A vaga no TCE está disponível desde setembro de 2024, após a morte do conselheiro Pedro Henrique Lino. O processo de nomeação ocorre paralelamente a um julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), que discute critérios para o preenchimento de cargos nos tribunais de contas. O ministro Dias Toffoli ajustou recentemente seu voto para acompanhar a proposta do ministro Flávio Dino, o que pode impactar futuras indicações. Uma liminar anterior de Toffoli suspendia novas nomeações até o fim do julgamento.
De acordo com informações do Bahia Notícias, os deputados devem analisar o nome de Josias já na próxima terça-feira (16).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.


