Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Jerônimo indica Josias Gomes para vaga de conselheiro no TCE

Política

Jerônimo indica Josias Gomes para vaga de conselheiro no TCE

Indicação segue para sabatina na ALBA

Jerônimo indica Josias Gomes para vaga de conselheiro no TCE

Foto: Bruno Spada /Câmara dos Deputados

Por: Metro1 no dia 12 de dezembro de 2025 às 11:13

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) formalizou, nesta quinta-feira (11), a indicação do deputado federal Josias Gomes (PT) para assumir uma cadeira no Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA). O nome foi enviado à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), responsável por conduzir a sabatina e a votação.

A análise deve ocorrer de forma conjunta: além de Josias, os deputados também apreciarão o nome de Otto Filho (PSD), que já recebeu sinal verde da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A expectativa é que o processo caminhe de forma acelerada.

Caso aprovado, Josias deixará a Câmara dos Deputados e abrirá espaço para o retorno da suplente Elisângela Araújo, que já ocupou a cadeira em 2023, durante a licença de Zé Neto. A permanência dela, porém, deve ser temporária, já que Afonso Florence deve reassumir o mandato após atuar na Casa Civil do governo estadual.

A vaga no TCE está disponível desde setembro de 2024, após a morte do conselheiro Pedro Henrique Lino. O processo de nomeação ocorre paralelamente a um julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), que discute critérios para o preenchimento de cargos nos tribunais de contas. O ministro Dias Toffoli ajustou recentemente seu voto para acompanhar a proposta do ministro Flávio Dino, o que pode impactar futuras indicações. Uma liminar anterior de Toffoli suspendia novas nomeações até o fim do julgamento.

De acordo com informações do Bahia Notícias, os deputados devem analisar o nome de Josias já na próxima terça-feira (16).