
Política
Cúpula do Congresso aciona STF por acordo em emendas
Articulações ocorreram após a Polícia Federal cumprir mandado de busca e apreensão na sexta-feira

Foto: Jonas Pereira/Agência Senado
A cúpula do Congresso Nacional acionou ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) durante o fim de semana para buscar um acordo sobre as investigações que apuram possíveis desvios em emendas parlamentares. As articulações ocorreram após a Polícia Federal cumprir mandado de busca e apreensão na sexta-feira (12), dentro da liderança do PP, por ordem do ministro Flávio Dino, em investigação que envolve uma ex-assessora do ex-presidente da Câmara Arthur Lira.
As conversas reuniram os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, da Câmara, Hugo Motta, além dos ex-presidentes Rodrigo Pacheco e Arthur Lira, já que parte das apurações atinge períodos em que ambos comandavam as Casas. Parlamentares avaliaram diferentes motivações políticas para a operação e concluíram que seria necessário priorizar o diálogo com o STF antes de qualquer reação institucional, buscando apresentar informalmente a leitura do Congresso sobre o caso.
Entre os argumentos do Legislativo está a avaliação de que a operação é juridicamente frágil e questiona decisões políticas sobre a distribuição de emendas, responsabilidade que, segundo os parlamentares, não cabe ao Judiciário. A estratégia de diálogo visa reduzir tensões entre os Poderes e evitar o avanço de propostas no Congresso que defendem medidas mais duras contra o STF, em meio a uma crise institucional ainda sem consenso.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

