
Política
Congresso deve votar orçamento nesta sexta às vésperas de recesso
Também devem ser votados projetos sobre créditos suplementares e especiais que ainda estão pendentes

Foto: Carlos Moura/Agência Senado
O Congresso Nacional deve analisar nesta sexta-feira (19) o projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026. A votação na Comissão Mista de Orçamento (CMO) e no Plenário deve encerrar o ano legislativo e dar início ao recesso dos parlamentares. Caso a votação não seja concluída nesta sexta, a análise deve ficar para a próxima segunda-feira (22).
A votação estava prevista inicialmente para quinta-feira (18), mas foi adiada por causa do atraso na entrega do parecer do relator, o deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL). O atraso ocorreu porque ainda faltavam ajustes no texto do projeto.
Entre os pontos pendentes estavam detalhes sobre um projeto aprovado no Congresso que prevê cortes de gastos tributários e novas receitas com aumento de alíquotas sobre bens e fintechs. Com essas medidas, o governo espera arrecadar mais de R$ 20 bilhões em 2026.
Além disso, a Consultoria de Orçamento precisa de um prazo entre 12 e 24 horas para padronizar o relatório. A previsão é que o PLOA seja votado pela manhã na CMO, em reunião marcada para as 9h, e depois em sessão do Congresso a partir das 12h. Também devem ser votados projetos sobre créditos suplementares e especiais que ainda estão pendentes.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

