Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

PF identifica mais dois suspeitos de ajudar na fuga de Alexandre Ramagem aos EUA

Política

PF identifica mais dois suspeitos de ajudar na fuga de Alexandre Ramagem aos EUA

Empresários teriam auxiliado no trajeto até a Guiana; ex-deputado nega apoio de investigado preso

PF identifica mais dois suspeitos de ajudar na fuga de Alexandre Ramagem aos EUA

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 22 de dezembro de 2025 às 09:55

A Polícia Federal (PF) identificou mais duas pessoas que teriam ajudado na fuga do então deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) do Brasil para os Estados Unidos. Os novos alvos da investigação são empresários e se juntam a Celso Rodrigo de Mello, preso em 13 de dezembro, em Manaus (AM).

Segundo investigadores, eles teriam contribuído de alguma forma para o deslocamento de Ramagem de Boa Vista (RR) até Georgetown, capital da Guiana, de onde ele embarcou para os EUA usando passaporte diplomático.

De acordo com a PF, há indícios da atuação de um grupo organizado para viabilizar a saída do ex-parlamentar do país. As diligências continuam para a coleta de novos elementos e provas. Investigadores informaram que a esposa de Ramagem, Rebeca Ramagem, não foi incluída no inquérito, sob o entendimento de que, embora tivesse conhecimento da fuga, sua atuação ocorreu no âmbito familiar e uma eventual responsabilização penal não teria respaldo judicial.

Ramagem deixou o Brasil em setembro, em meio ao julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a trama golpista, no qual foi condenado a 16 anos e um mês de prisão. Mesmo fora do país, seguiu participando remotamente de votações na Câmara dos Deputados até o início de dezembro, quando o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), determinou a perda de seu mandato. Em entrevista online, Ramagem afirmou que não recebeu ajuda de Celso Rodrigo de Mello e que só o conheceu após já estar nos Estados Unidos.