
Política
Lula pretende destravar indicação de Jorge Messias para o STF
Presidente planeja enviar mensagem ao Congresso em fevereiro, apesar de resistências e clima de tensão entre os Poderes

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer avançar ainda em fevereiro com a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). A nomeação depende de aprovação no Senado, e a expectativa é que a mensagem presidencial seja enviada ao Congresso neste mês, com a sabatina e votação em plenário programadas para ocorrer também em fevereiro. As informações são do blog da Tainá Falcão na CNN.
Segundo a coluna, a indicação enfrenta resistências de senadores, entre eles o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), que deverá se reunir com Lula para alinhar expectativas. O ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), também deve ser chamado para uma nova conversa sobre a nomeação.
O Congresso retoma os trabalhos em meio a um clima de tensão com o Supremo, agravado por decisões do ministro Flávio Dino que suspenderam trechos do projeto de corte de isenções fiscais, afetando emendas do chamado orçamento secreto. Dino e Messias mantêm uma relação complicada desde que o AGU não foi escolhido para a vaga de Rosa Weber no STF, e aliados de Messias criticam recentes decisões do ministro sobre as emendas parlamentares RP9, RP8 e Pix, mantidas com ressalvas pelo plenário.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

