Quinta-feira, 08 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Lewandowski deve deixar o Ministério da Justiça ainda nesta semana

Política

Lewandowski deve deixar o Ministério da Justiça ainda nesta semana

Saída foi acertada com o presidente Lula e ocorre em meio a desgaste político e impasse sobre a PEC da Segurança

Lewandowski deve deixar o Ministério da Justiça ainda nesta semana

Foto: Robson Alves/MJSP

Por: Metro1 no dia 07 de janeiro de 2026 às 09:30

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, deve deixar o cargo ainda nesta semana, segundo interlocutores. A saída já foi combinada com o presidente Lula, e a expectativa é que Lewandowski participe da cerimônia do 8 de janeiro, no Planalto, na quinta-feira, e seja exonerado em seguida, a pedido. A previsão é que a mudança ocorra entre quinta e sexta-feira. As informações são da CNN.

Lewandowski já manifestava a intenção de deixar o governo desde o ano passado, alegando desgaste com o Congresso e dificuldades de interlocução política. Ele pretendia sair após a aprovação da PEC da Segurança, que acabou adiada para 2026 e sofreu alterações que a desidrataram, reduzindo os motivos para sua permanência no cargo. Lula havia pedido que o ministro permanecesse por mais tempo.

Com a saída de Lewandowski, alguns secretários indicados por ele também podem deixar a pasta, e a tendência é que Manoel Carlos, atual número dois do ministério, assuma interinamente. Lula não pretende promover novas mudanças ministeriais antes das eleições, já que cerca de 20 ministros devem deixar os cargos até abril. O PT, no entanto, defende que o presidente aproveite a saída para desmembrar a pasta e criar o Ministério da Segurança Pública, promessa de campanha e aposta para enfrentar um dos principais desafios do governo em ano eleitoral.