
Política
Lula interrompe férias de três ministros no início de 2026
Decisão visa reforçar presença ministerial em agenda de governo, incluindo evento do dia 8 de janeiro

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu, nesta quarta-feira (7), interromper as férias de três de seus ministros que haviam sido liberados entre o fim de 2025 e o início de 2026. Os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira; da Igualdade Racial, Anielle Franco; e das Cidades, Jader Filho, foram chamados de volta ao trabalho antes do término do período de descanso inicialmente previsto.
Mauro Vieira retornou ao cargo em 3 de janeiro, embora suas férias estivessem previstas até o dia 6, enquanto Jader Filho e Anielle Franco tiveram seus descansos interrompidos nos dias 6 e 5 de janeiro, respectivamente. A medida foi oficializada no Diário Oficial e ocorre em um momento em que o governo reforça a atuação ministerial no início de 2026.
A convocação dos ministros coincide com a agenda do presidente para esta quinta-feira (8), quando Lula realiza seu tradicional evento em repúdio aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília , ocasião em que costuma contar com a presença de membros do primeiro escalão.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

