Quinta-feira, 08 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Lula interrompe férias de três ministros no início de 2026

Política

Lula interrompe férias de três ministros no início de 2026

Decisão visa reforçar presença ministerial em agenda de governo, incluindo evento do dia 8 de janeiro

Lula interrompe férias de três ministros no início de 2026

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Por: Metro1 no dia 07 de janeiro de 2026 às 10:36

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu, nesta quarta-feira (7), interromper as férias de três de seus ministros que haviam sido liberados entre o fim de 2025 e o início de 2026. Os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira; da Igualdade Racial, Anielle Franco; e das Cidades, Jader Filho, foram chamados de volta ao trabalho antes do término do período de descanso inicialmente previsto.  

Mauro Vieira retornou ao cargo em 3 de janeiro, embora suas férias estivessem previstas até o dia 6, enquanto Jader Filho e Anielle Franco tiveram seus descansos interrompidos nos dias 6 e 5 de janeiro, respectivamente. A medida foi oficializada no Diário Oficial e ocorre em um momento em que o governo reforça a atuação ministerial no início de 2026. 

A convocação dos ministros coincide com a agenda do presidente para esta quinta-feira (8), quando Lula realiza seu tradicional evento em repúdio aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília , ocasião em que costuma contar com a presença de membros do primeiro escalão.