
Política
Avião venezuelano buscará insumos e medicamentos no Brasil, diz Padilha
Iniciativa tem como objetivo apoiar pacientes venezuelanos que tiveram o tratamento comprometido após ação dos Estados Unidos na Venezuela

Foto: Secom/Ministério da Saúde
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que um avião venezuelano chegará ao Brasil nesta sexta-feira (9) para buscar doações de insumos de diálise e medicamentos. A aeronave deve pousar no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, por volta das 7h, onde os materiais estão concentrados em um galpão do Ministério da Saúde, totalizando cerca de 300 toneladas de produtos.
Segundo Padilha, a iniciativa tem como objetivo apoiar pacientes venezuelanos que tiveram o tratamento comprometido após a destruição de um centro de distribuição de insumos durante uma ação dos Estados Unidos na Venezuela. "Isso colocava em risco o abastecimento de cerca de 16.000 pacientes que fazem diálise na Venezuela. Desde domingo, coordenado pela Organização Mundial de Saúde, a gente vem reunindo [os insumos]”.
O ministro ressaltou que as doações, obtidas com apoio de hospitais universitários e filantrópicos, não prejudicam o atendimento do SUS. Padilha pontuou ainda que a ação se baseia na “solidariedade sanitária na saúde” e lembrou que o gesto também representa uma retribuição à ajuda prestada pela Venezuela ao Brasil em 2021, quando o país doou oxigênio durante a pandemia de Covid-19.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

