Domingo, 11 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Lula nomeia baiano como ministro interino da Justiça após saída de Lewandowski

Política

Lula nomeia baiano como ministro interino da Justiça após saída de Lewandowski

Ministro interino tem trajetória consolidada no Poder Judiciário e na área jurídica

Lula nomeia baiano como ministro interino da Justiça após saída de Lewandowski

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 10 de janeiro de 2026 às 13:00

Atualizado: no dia 10 de janeiro de 2026 às 13:24

A saída do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, foi oficializada em edição extra do Diário Oficial da União publicada na sexta-feira (9). Com a vacância do cargo, o secretário-executivo da pasta, o baiano, Manoel Carlos de Almeida Neto, natural de Ilhéus, no sul da Bahia, foi nomeado para exercer a função de ministro interinamente, até que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defina um novo titular.

A escolha de Manoel Carlos segue o protocolo tradicional do governo federal, segundo o qual o secretário-executivo responde administrativamente pela pasta em períodos de ausência do ministro ou durante processos de transição. A equipe montada por Lewandowski deve ser mantida neste período interino, como forma de garantir a continuidade das ações e projetos em andamento.

Carreira 

Antes de assumir a secretaria-executiva do ministério, Manoel Carlos de Almeida Neto atuou por oito anos como diretor jurídico da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Ele também exerceu funções relevantes no setor público, como procurador-geral municipal e secretário-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2014, teve o nome aprovado pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) para ocupar o cargo de secretário-geral da Corte, período em que trabalhou diretamente com Lewandowski, então ministro do STF.

O ministro interino tem trajetória consolidada no Poder Judiciário e na área jurídica. É advogado, com doutorado e pós-doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). O mestrado em Direito Público foi realizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em cooperação com a Universidade de Brasília (UnB). No meio acadêmico, também atuou como professor.

A saída de Lewandowski

Após o envio de carta de demissão ao presidente da República, a saída de Lewandowski foi confirmada. No documento, o agora ex-ministro cita “razões de caráter pessoal e familiar” para deixar o cargo. Ex-integrante do Supremo Tribunal Federal, ele estava à frente do Ministério da Justiça desde janeiro de 2024.

Lewandowski também afirma ter exercido a função “com zelo e dignidade”, apesar das “limitações políticas, conjunturais e orçamentárias” enfrentadas durante sua gestão. Ele também agradeceu a Lula pelo apoio e destacou ter sido um “privilégio continuar servindo ao país” após sua aposentadoria do STF.