
Política
Banco Master: TCU deve iniciar análise de documentos do Banco Central até esta quinta
Trabalho deve começar nesta quinta e deve durar até 30 dias

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Técnicos da área de auditoria de bancos públicos e reguladores financeiros do Tribunal de Contas da União (TCU) devem iniciar nesta quinta-feira (15) a análise dos documentos do Banco Central (BC) que resultaram na liquidação extrajudicial do Banco Master, ocorrida em novembro. A abertura da auditoria foi autorizada por despacho do ministro Jhonatan de Jesus, relator do caso no TCU, assinado na noite de terça-feira (13).
De acordo com a CNN, a equipe técnica atuará em duas linhas principais de apuração. A primeira consiste na verificação dos atos e relatórios que sustentaram a decisão do BC de intervir e liquidar a instituição. A segunda envolve a análise do problema de liquidez do banco, identificado a partir de alertas feitos pela autoridade monetária ao longo de 2024, já sob a gestão de Gabriel Galípolo.
Os auditores também avaliam ampliar o alcance da fiscalização para períodos anteriores, incluindo fatos desde 2019, quando o Banco Central era presidido por Roberto Campos Neto. O objetivo é organizar uma linha do tempo sobre a captação de recursos com taxas acima da média de mercado, especialmente em certificados de depósito bancário (CDBs), e identificar possíveis sinais de risco no modelo de negócios adotado pelo banco.
Próximas etapas:
- Prazo estimado da auditoria: entre 15 e 30 dias;
- Elaboração de relatório técnico após a inspeção;
- Envio do documento ao relator e ao Ministério Público junto ao TCU;
- Análise final e encaminhamento ao plenário.
O processo completo deve durar entre 45 e 60 dias.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

