Sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Lula afirma que acordo Mercosul-UE foi marcado por “25 anos de sofrimento”

Política

Lula afirma que acordo Mercosul-UE foi marcado por “25 anos de sofrimento”

Lula não participará da cerimônia da oficialização do tratado comercial, neste sábado (17), no Paraguai

Lula afirma que acordo Mercosul-UE foi marcado por “25 anos de sofrimento”

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Por: Metro1 no dia 16 de janeiro de 2026 às 15:37

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta sexta-feira (16), no Rio de Janeiro, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

O encontro começou por volta das 14h. Os dois posaram para foto oficial. Depois, deram uma declaração conjunta.Na ocasião, Lula classificou demora em estabelecer o acordo como "25 anos de sofrimento e tentativa de acordo". Em seguida, afirmou que o acordo vai além da dimensão econômica, pois União Europeia e o Mercosul compartilham valores "como respeito à democracia, ao Estado de Direito e direitos humanos".

"Amanhã [sábado], em Assunção, UE e Mercosul farão história ao criar uma das maiores áreas de livre comércio do mundo reunindo cerca de 720 milhões de pessoas e um produto interno bruto de US$ 22 trilhões. Essa é uma parceria baseada no multilateralismo", afirmou Lula.

"Esse acordo de parceria vai além da dimensão econômica. A UE e o Mercosul compartilham valores como respeito à democracia, ao Estado de Direito e aos direitos humanos. Mais diálogo político e mais cooperação vão garantir padrões elevados aos direitos trabalhistas e à defesa do meio ambiente", prosseguiu.