
Política
Indicação de Jorge Messias ao STF segue travada no Senado
Planalto ainda não oficializou nome após resistência de Alcolumbre e impasse político em torno da vaga deixada por Barroso

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva há cerca de dois meses para ocupar a vaga deixada por Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF), o Advogado-Geral da União, Jorge Messias, segue à espera do avanço do processo no Senado Federal.
Messias retornou ao trabalho em Brasília após um período de férias na Bahia, mas a tramitação de sua indicação ainda depende do calendário do Congresso. Faltam duas semanas para o fim do recesso parlamentar, e cabe ao Senado realizar a sabatina do indicado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de levar o nome ao plenário.
Até o momento, o Palácio do Planalto não enviou ao Senado a mensagem oficializando a escolha, em meio à resistência inicial do presidente da Casa, Davi Alcolumbre, que chegou a defender a indicação do senador Rodrigo Pacheco para a Corte. Em dezembro, Lula classificou o impasse como “essa confusão”.
O presidente e Alcolumbre se reuniram no Palácio da Alvorada no fim do ano, em um gesto de reaproximação após semanas sem diálogo direto. Apesar disso, aliados do presidente do Senado afirmam que a situação ainda não está completamente resolvida.
Lula ainda teria demonstrado alívio em conversa com interlocutores ao afirmar que “o caminho do Messias está pacificado”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

