Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Em cenário sem Lula, Haddad lidera 1º turno contra Flávio Bolsonaro e Tarcísio

Política

Em cenário sem Lula, Haddad lidera 1º turno contra Flávio Bolsonaro e Tarcísio

Ministro da Fazenda aparece à frente em simulações para o Planalto, mesmo dizendo não pretender disputar a eleição

Em cenário sem Lula, Haddad lidera 1º turno contra Flávio Bolsonaro e Tarcísio

Foto: Diogo Zacarias/MF

Por: Metro1 no dia 21 de janeiro de 2026 às 15:16

Atualizado: no dia 21 de janeiro de 2026 às 15:54

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), está na liderança em cenários sem o presidente Luis Inácio Lula da Silva, de primeiro turno para a Presidência da República testados pela pesquisa AtlasIntel/Bloomberg, divulgada nesta quarta-feira (21). Haddad supera tanto o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato ao Planalto, quanto o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

No primeiro cenário avaliado, Haddad registra 41,5% das intenções de voto, contra 35,4% de Flávio Bolsonaro. Em seguida, surge o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), com 5,2%. Renan Santos, líder do Missão, e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), aparecem com 3,4% e 3,3%, respectivamente.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), marca 2,6%, enquanto o ex-ministro Aldo Rebelo (DC) soma 1,1%. Votos em branco ou nulos totalizam 6,3%, e outros 1,1% não souberam responder.

Levantamento

A pesquisa ouviu 5.418 pessoas, por meio de recrutamento digital aleatório (Atlas RDR), entre os dias 15 e 20 de janeiro. A margem de erro é de um ponto percentual, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-02804/2026.

Apesar de constar no levantamento, Haddad sinalizou no início desta semana que não pretende disputar as eleições deste ano, afirmando que deseja “discutir um projeto de país no cenário internacional”.No segundo cenário apresentado pela pesquisa, Haddad amplia ligeiramente a vantagem, com 42,0% das intenções de voto, contra 28,9% de Tarcísio de Freitas. Na sequência, aparecem Ronaldo Caiado (5,0%) e o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), com 4,9%.

Nesse quadro, Renan Santos registra 3,6%, e Aldo Rebelo, 0,7%. Votos em branco ou nulos somam 9,5%, enquanto 1,6% dos entrevistados não souberam responder.