Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

"Brasil defende a neutralidade do Canal do Panamá", diz Lula em fórum

Política

"Brasil defende a neutralidade do Canal do Panamá", diz Lula em fórum

Presidente destacou importância estratégica e simbólica do Panamá, referindo-se ao país como o "verdadeiro ponto de união entre o Atlântico e o Pacífico"

"Brasil defende a neutralidade do Canal do Panamá", diz Lula em fórum

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Por: Metro1 no dia 28 de janeiro de 2026 às 13:22

Durante um discurso no Fórum Econômico Internacional América Latina e Caribe, na Cidade do Panamá, nesta quarta-feira (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil defende a neutralidade do Canal do Panamá.

Em sua declaração, Lula disse que “o Brasil defende a neutralidade do Canal do Panamá, administrado de forma eficiente, segura e não-discriminatória há quase três décadas.” Além do apoio, a fala também é uma crítica ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que no início de seu mandato, em 2025, ameaçou tomar o canal.

O chefe do executivo brasileiro também destacou a importância estratégica e simbólica do Panamá, referindo-se ao país como o "verdadeiro ponto de união entre o Atlântico e o Pacífico”.

Lula no Panamá
O principal compromisso é a participação no Fórum promovido pelo CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina, que ocorre nos dias 28 e 29 de janeiro, na Cidade do Panamá. Considerado o “Davos latino-americano”, o evento reúne mais de 2.500 líderes políticos, empresariais e acadêmicos, além de vencedores do Prêmio Nobel de Economia, e aborda temas como crescimento econômico, inclusão social, competitividade e integração regional.