Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Rui Costa confirma Miriam Belchior como sucessora na Casa Civil a partir de abril

Política

Rui Costa confirma Miriam Belchior como sucessora na Casa Civil a partir de abril

Saiba quem é a escolhida de Lula para assumir um dos principais ministérios do governo federal

Rui Costa confirma Miriam Belchior como sucessora na Casa Civil a partir de abril

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 29 de janeiro de 2026 às 11:55

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), confirmou nesta quinta-feira (29) que a secretária-executiva da pasta, Miriam Belchior, será a indicada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para sucedê-lo no comando do ministério a partir de abril. Costa afirmou que deixará o cargo em março para disputar uma vaga no Senado pela Bahia. A declaração foi dada em entrevista à rádio 95FM, de Jequié, no interior baiano.

"O presidente já comunicou a sua escolha tanto a mim quanto à Miriam. Ela foi ministra do Planejamento, trabalha muito, é uma técnica competente e assume o ministério no início de abril. A prioridade do presidente é que [as indicações] sejam de quem já está na equipe, para não haver descontinuidade nas ações de governo", disse.

Costa está à frente da Casa Civil desde o início do terceiro mandato de Lula. O ministério é um dos principais centros administrativos do governo federal, responsável por articular a execução das políticas públicas entre os demais ministérios, e tradicionalmente é ocupado por um nome de absoluta confiança do presidente.

Miriam Belchior integra o governo desde 2023 e atualmente ocupa o cargo de secretária-executiva da Casa Civil. Com ampla experiência na administração pública, ela foi ministra do Planejamento entre 2011 e 2014, presidiu a Caixa Econômica Federal de 2015 a 2016 e já atuou na Casa Civil nos primeiros governos Lula, entre 2003 e 2010, período em que participou da articulação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).