
Política
Lula recebe alta após realizar cirurgia de catarata em Brasília
Presidente já havia feito cirurgia semelhante em 2020

Foto: Ricardo stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por uma cirurgia de catarata no olho esquerdo na manhã desta sexta-feira (30), em Brasília. O procedimento foi realizado no CBV Hospital de Olhos e terminou sem complicações. Lula recebeu alta poucas horas depois e deixou a unidade ainda por volta das 10h.
Após a cirurgia, o presidente seguiu para a residência oficial da Granja do Torto, onde ficará em repouso durante esta sexta-feira e ao longo do fim de semana. A expectativa é que ele retome os compromissos normais na próxima segunda-feira (2), mantendo acompanhamento médico de rotina durante o período.
Entenda o procedimento
A cirurgia de catarata é considerada simples e rápida. A condição ocorre quando o cristalino do olho perde a transparência, prejudicando a visão. O tratamento consiste na substituição dessa lente natural por uma artificial. Normalmente, o paciente volta para casa no mesmo dia e a recuperação é rápida. Lula já havia feito cirurgia semelhante no olho direito em 2020.
Histórico médico
Desde o fim de 2022, Lula passou por outros procedimentos médicos, incluindo cirurgias na garganta, no quadril, nas pálpebras e uma intervenção no cérebro após uma queda. Apesar do histórico, os procedimentos ocorreram dentro do esperado, permitindo o retorno gradual às atividades oficiais.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

