Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Master: BRB virou sócio de mais de 100 restaurantes e 4 shoppings

Política

Master: BRB virou sócio de mais de 100 restaurantes e 4 shoppings

Como forma de compensação às perdas após a venda de títulos fraudulentos para o banco estatal, Master repassou ao BRB ativos que tinham valor de mercado

Master: BRB virou sócio de mais de 100 restaurantes e 4 shoppings

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 30 de janeiro de 2026 às 16:52

Devido às fraudes na compra do Banco Master, de Daniel Vorcaro, o Banco de Brasília (BRB) acabou se tornando sócio de fundos que administram mais de 100 restaurantes e quatro shoppings espalhados pelo Brasil.

Como forma de compensação às perdas após a venda de títulos fraudulentos para o banco estatal, o Master repassou ao BRB ativos que tinham valor de mercado. A operação ocorreu no ano passado e a atual gestão do BRB, sob comando de Nelson Antonio de Souza, avalia negociar esses ativos. Um deles diz respeito ao fundo Strelitzia, que tem como um dos administradores o Reag Trust Administradora de Recursos, que está no centro do escândalo do Master.

O Strelitzia, que, agora, tem como sócio o BRB, é um dos donos de um dos maiores grupos de bares e restaurantes do país, o Alife Nino, que responde por 14 marcas e tem mais de 70 operações em 11 estados brasileiros. A empresa — que é uma das dez maiores de food service do Brasil — adquiriu, no ano passao, por R$ 198 milhões um concorrente, o Drumattos, que tem mais de 70 restaurantes e é dono do Camarada Camarão e do Camarão & Cia. 

De forma semelhante, o BRB se tornou um dos sócios do fundo Macam e, consequentemente, passou a ser sócio de quatro shoppings em diferentes localidades: Brasília, Paraná, Goiás e Espírito Santo. A instituição financeira brasiliense tem participação em, ao menos, oito fundos de investimentos com envolvimento nas fraudes do Banco Master. Desta maneira, o banco virou sócio de uma série de ativos — alguns podres e outros com valor de mercado.

Lista de restaurantes
Os restaurantes citados são: Nino, Ninetto, Peppino, Forno da Pino, Fame, Da Marino, Giulietta, Irajá Redux, Rainha Bar e Restaurante, Princesa Bar e Restaurante, Boteco Boa Praça, Tatuzinho, Tatu Bola Bar e Grelha, Eu Tu Eles Bar e Grelha.